Todos os cursos
A ESCOLA DE MINISTÉRIOS ESTÁ FUNDAMENTADA EM
Para cada fundamento possuímos vários cursos
Cursos para tratar o ser. Desenvolver caráter cristão baseado na graça de Deus e na glória de Cristo.
Cursos oferecer base sólida das Escrituras para a fé, a vida e o ministério cristão.
Cursos para equipar, capacitar preparar e desenvolver o corpo de Cristo para a obra do ministério para edificação da igreja e missão no mundo.
SER
CONHECER
FAZER
- TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO
- TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO
- TEOLOGIA SISTEMÁTICA
- HISTÓRIA DA IGREJA
- LENDO A BÍBLIA BIBLICAMENTE
- HERMENÊUTICA BÁSICA
- EXEGESE
- CURSO POTENCIAL
- HOMILÉTICA BÁSICA
- ALTO NÍVEL EM PREGAÇÃO EXPOSITIVA
- CURSO ACONSELHAMENTO BÍBLICO
- CURSO EVANGELISMO ESTRATÉGICO
- CURSO PARA PROFESSORES DE EBD
- CURSO DE LIDERANÇA CRISTÃ BÁSICA
- CURSO DE LIDERANÇA CRISTÃ AVANÇADA
- CURSO DISCIPULADO EM ADORAÇÃO
SER
CONHECER
- TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO
- TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO
- TEOLOGIA SISTEMÁTICA
- HISTÓRIA DA IGREJA
- LENDO A BÍBLIA BIBLICAMENTE
- HERMENÊUTICA BÁSICA
- EXEGESE
FAZER
- CURSO POTENCIAL
- HOMILÉTICA BÁSICA
- ALTO NÍVEL EM PREGAÇÃO EXPOSITIVA
- CURSO ACONSELHAMENTO BÍBLICO
- CURSO EVANGELISMO ESTRATÉGICO
- CURSO PARA PROFESSORES DE EBD
- CURSO DE LIDERANÇA CRISTÃ BÁSICA
- CURSO DE LIDERANÇA CRISTÃ AVANÇADA
- CURSO DISCIPULADO EM ADORAÇÃO
DINÂMICA DA GRAÇA
- Este módulo tem o objetivo de motivar o amor a santidade tendo a próprio motivação santificada.
- Equivoco corrigido: Basear a justificação na santificação.
Para isso corrigimos o erro tão comum de basear a justificação na santificação. De acreditar que somos aceitos por Deus com base em nosso desempenho espiritual e não baseado na obra perfeita de Cristo. Quando este erro persiste, toda força espiritual para a obediência é roubada. Pois o ladrão da obediência é a ingratidão. E o ladrão da gratidão é o mérito.
No evangelho, baseamos nossa santificação na justificação. Porque Deus me aceitou em Cristo, sinto alegria poderosa para viver em santidade. Ou seja, amar e buscar a sua vontade. A fé de que fomos aceitos por Deus ao custo de Cristo sendo ainda inimigos gera poder infinito para obediência em eterna gratidão. Desta forma a fé na justificação nos leva a santificação.
- Este módulo tem o objetivo de motivar um relacionamento mais íntimo e profundo com Deus como filhos dele.
- Equivoco corrigido: De que não agiremos mais como escravos porque somos filhos.
Nesta matéria aprendemos sobre o novo relacionamento que iniciamos com Deus. Antes éramos escravos. Hoje somos filhos por causa do Filho. Porém, é possível e muito comum mantermos uma mentalidade de escravo mesmo tendo sido feitos filhos de Deus, assim continuamos vivendo como escravos, carregado pelo medo, insegurança e orgulho. Mas não somos mais escravos e sim filhos adotados por Deus.
A consciência da adoção é radicalmente diferente da consciência do filho legítimo. O primeiro vem naturalmente, e na condição humana às vezes até indesejadamente. Mas o segundo é escolhido dentre muitos. Ele foi desejado de verdade. O pai o desejou como filho quando não era filho. Isso muda tudo. Traz alegria no relacionamento com o Pai e gratidão eterna.
- Este módulo tem o objetivo de tratar as raízes de todos os nosso pecados usando o evangelho. Ele também promove a verdadeira cura interior.
- Equivoco corrigido: Tratar os atos morais do pecado ao invés de tratar a raiz com o evangelho.
A condenação foi removida. Mas a redenção de Cristo em nós ainda não acabou. Se conclui na sua vinda, quando seremos transformados segundo a sua imagem. Até lá ainda estamos neste corpo do pecado e sujeitos ao combate interior. Porém, o pecado que antes era nosso senhor, hoje é nosso oponente. Por isso a luta interior é contínua, progressiva mas com vitória certa. Esta guerra é marcada pela luta entre o evangelho e a autojustificação – consequência de todos os nossos fracassos em desejar e buscar a glória de Deus e o bem dos homens.
A verdadeira luta não acontece por fora, mas por dentro. Ela existe porque nosso coração afetado pelo pecado insiste em rejeitar Cristo como suficiente para a nossa aceitação e satisfação. Por isso substituímos ou agregamos a Cristo, pseudo-salvadores para nos dar segurança e satisfação que só Jesus pode nos dar. Enquanto não encontramos estes pseudo-salvadores, nossa luta exterior será fracassada. A única forma eficaz de lidar com nossos pecados é que o(s) ídolo(s) precisa(m) ser identificado(s), confessado(s) e derrubado(s) com o evangelho.
- Este módulo tem o objetivo de mostrar quais são os verdadeiro sinais do novo nascimento e testar o próprio coração.
- Equivoco corrigido: Acreditar que boas obras são a prova inequívoca de que fomos regenerados.
A fé que Deus nos recriou pelo Espírito Santo colocando vida espiritual em nós para que pudéssemos amá-lo e desejá-lo arranca de nós qualquer orgulho e nos faz sermos gratos a Deus por nos dá nova vida no pensar, sentir e agir. Esta mudança radical no coração pelo impacto do evangelho traz o homem morto à vida. O primeiro e mais importante sinal de vida é uma incomparável paixão por Cristo e sua glória. Este novo afeto é gerado no coração e governa todos os demais afetos. Mas não só por Deus. Também por todos feitos a imagem de Deus. A glória de Deus e a felicidade dos homens passa a ser o caminho para a próprio felicidade. Isso mostra também o que é ensinando na aula 7
- Este módulo tem o objetivo de mostrar importante necessidade da renovação constante da alma pelo evangelho. que a mente é capaz de lembrar aquilo que a alma já esqueceu .
- Equivoco corrigido: Acreditar que saber com a mente é o mesmo que crer com a alma.
A verdade central do evangelho pode ser lembrada pela mente, mas facilmente esquecido pela alma. Cabe ao crente pelo devocional constantemente lembrar a alma para realinhar-se ao evangelho.
Aqui é o treinamento de guerra para a batalha acima citada. Mas por incrível que pareça, este treinamento é pacífico, e deve acontecer num lugar e situação pacífica. Precisamos aprender que levar o evangelho ao coração deverá ser uma tarefa para o resto da vida. Isso se torna ainda mais importante e sutilmente perigoso quando achamos que não precisamos. A razão é que o nosso coração esquece aquilo que a mente ainda lembra. Podemos está apercebido mentalmente, (e isso nos levar ao comodismo e perigosa passividade cristã) mas espiritualmente esquecidos e dormentes. O coração parece hibernar. Acordamos o coração encharcando ele pela meditação no evangelho.
- Este módulo tem o objetivo de apresentar o poder da graça quando ênfases certas são levadas ao coração.
- O equivoco corrigido aqui é o que que a glória de Deus é incompatível com a felicidade humana.
A fé de que por causa do amor de Deus Seu santo e inocente Filho Jesus foi sacrificado por nós pecadores culpados, estraçalha nossa alma de constrangimento, gerando um poder enorme proveniente de dois poderosos sentimentos ou virtudes – humildade e segurança. Estes dois geram mais dois – força e alegria.
Ou seja. O pilar de tudo está no poder que emana da graça. Ela glorifica a Deus e nos abençoa. Glorifica a Deus por que faz com que seres fracos e falhos, tenham a vontade conquistada para desejosamente amar a Deus pela obediência. Abençoa-nos por que nos proporciona participar da alegria de Deus pela alegria da sua glória.
A santidade de Deus, A pecaminosidade humana, e o amor divino são autopotencializadores perfeitos de Deus em nosso coração. É o plano mais perfeito que poderia existir. Estas duas coisas: a Glória de Deus e a alegria dos salvos serão sempre abundantes e infinitas.
- Este módulo tem o objetivo de santificar as motivações e motivar as boas obras.
- Equivoco corrigido: Acreditar que o evangelho da graça é incompatível com a motivação as boas obras.
Deus nos salvou com propósito: A glória Dele e o bem do próximo. Um propósito nunca se desvencilha do outro. Quando Deus é glorificado a criação é abençoada e quando a criação é abençoada Deus é glorificado. Ao nos salvar Deus deu-nos a missão de sermos perseguidores deste propósito duplo. A isso a bíblia chama de boas obras.
Se estas obras fossem feitas como meio de obter aceitação divina, roubaria do seu propósito a glória de Deus, e isso acontecendo a criação também deixaria de ser abençoada. A igreja precisa entender e viver esta missão. Isso é importante porque santifica nossas obras. A gratidão santifica nossas obras porque tira de nós qualquer mérito e a transfere a Deus. Assim elas são aceitas por Ele. Aprendemos que devemos viver em gratidão pelo evangelho a nós oferecido. Mas qual é o alvo da nossa gratidão? A glória de Deus e o bem do próximo.
No evangelho, a Lei de Deus adquire outro sentido. Deixa de ser um manual de obrigação e passa a ser um manual de gratidão, incorporando o sentimento do salmista (Sl.1), que passar a ter “prazer na Lei do Senhor”.
(Indicado para devoção pessoal e ministério da palavra) ℵ
- Este módulo tem o objetivo de fomentar paixão por Cristo pelas Escrituras e estabelece-lo como padrão supremo para a vida.
- O equivoco corrigido só enxergar Cristo nos evangelhos e não em toda a Escritura.
Dizer que Cristo é nosso suficiente salvador, significa dizer que ele serve para tudo aquilo que precisamos. Ele é o autor e consumador da nossa fé. A bíblia vai nos apresentar ele como o diamante de beleza e glória, onde em todas as faces ele se mostra suficientemente encantador.
Cada parte das Escrituras se propõe a nos revelar Ele. Ela é a revelação de Cristo. Nossa alma é dinamizada e nosso estudo das escrituras ganha vida. Não há poder sem Cristo. Ele é quem opera em nós tanta o querer como o efetuar. Por isso precisamos estar embriagados de Cristo.
Cristo é a glória de Deus, e se desejamos enxergar a glória de Deus e desejá-la devemos olhar para Ele. Infelizmente estamos todos intoxicados com a glória dos homens. Temos feito dela o nosso banquete contínuo.
(Indicado para devoção pessoal e ministério da palavra) ℵ
- Este módulo tem o objetivo de ensinar como usar correta e eficazmente a bíblia tanto no estudo como no ensino.
- O equivoco corrigido não usar o evangelho para obedecer e sim esforço moral
Não conseguimos fazer o que a bíblia manda enquanto não crermos no que ela revela ter Cristo feito por nós. Sem a revelação da graça manifestada não há poder para obediência. E por isso a bíblia se torna um pesado e insuportável livro de regras ao invés de ser para nosso coração um manual de gratidão.
O evangelho é simples e puro. Ele é o realmente remédio para todas as coisas. Mas a vida é complexa e rica. Por isso devemos utilizar a simplicidade do evangelho nas complexidades da vida. Não devemos acreditar em outro caminho. Precisamos aprender a utilizar o evangelho. E se ainda não sabemos como, não devemos tentar outra matéria.
(Indicado para ministério da palavra) ℵ
- Este módulo tem o objetivo de ensinar como usar o evangelho pra pregar o próprio evangelho.
- O equivoco corrigido acreditar que é possível haver transformação sem usar o evangelho não só como conteúdo, mas também como método
Pregações morais produzem crentes moralistas e não maduros no evangelho. Haverá informação, mas não transformação. Cabe ao pregador ajudar a igreja paulatinamente viver o evangelho crescendo na graça.
Os pregadores e ensinadores tem importante papel aqui. Mas são poucos que se habilitam, pois este é um trabalho em longo prazo. O que se torna um obstáculo para a geração presente, envolvida em fast food, lava jato, leitura dinâmica, computação e informação em tempo real. A alimentação balanceada vai fornecendo nutrição espiritual ao rebanho e mantendo a saúda da igreja.
A natureza santa e amorosa de Deus, o caminho da religião e irreligião em distinção ao evangelho; a utilização do evangelho e o ver Cristo nas escrituras são esta dieta balanceada para a saúde espiritual da igreja. E com esta saúde espiritual que a vida nova é preservada para que a glória de Deus e bem dos homens seja buscada.
10 módulos
Uma jornada surpreendente de transformação pela aplicação do evangelho ao coração de forma profunda. Você nunca mais será o mesmo!
TRANSFORMAÇÃO DO EGO
- Aula 1 – Introdução – AÇÕES VIRTUOSAS COM MOTIVAÇÕES CORROMPIDAS
- Aula 2 – JOGO DE PODER SOCIAL
- Aula 3 – O PROBLEMA DA AUTO ESTIMA
- Aula 4 – INSATISFAÇÃO
- Aula 5 – HIPERSENSIBILIDADE
- Aula 6 – HIPERATIVIDADE
- AULA 7 – FRAGILIDADE
- Aula 8 – REDEFININDO A IDENTIDADE A PARTIR DO EVANGELHO (Parte 1)
- Aula 9 – REDEFININDO A IDENTIDADE A PARTIR DO EVANGELHO (Parte 2)
- Aula 10 – REDEFININDO A IDENTIDADE A PARTIR DO EVANGELHO (Parte 3)
- Aula 11 – EM BUSCA DE UM VEREDICTO DEFINITIVO
- Aula 12 – DEIXANDO O TRIBUNAL – (Aula Final)
10 módulos
Uma jornada de autoconhecimento conduzida pelo evangelho que vai transformar seu ego, e santificar sua autoestima.
IDENTIDADE
10 Lições
Um curso para redefinir sua identidade a partir de Cristo, transformando sua visão de si mesmo e tudo a sua volta. Tratando suas emoções e reações as demandas da vida.
CONHECER
TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO
- Lição 1 – Introdução ao Antigo Testamento
- Lição 2 – O INÍCIO (Gênesis)
- Lição 3 – A SAÍDA (Êxod0)
- Lição 4 – AS REGRAS (Levítico)
- Lição 5 – NO DESERTO (Números)
- Lição 6 – REPETINDO (Deuteronômio)
- Lição 7 – Introdução aos Históricos
- Lição 8 – CONQUISTA (Josué)
- Lição 9 – JUÍZES (Juízes)
- Lição 10 – REINO UNIDO (1 e 2 Samuel e 1 Crônicas)
- Lição 11 – REINO DIVIDIDO (1 E 2 Samuel e 2 Crônicas)
- Lição 12 – REINO SOLITÁRIO (2 Reis)
- Lição 13 – CATIVEIRO (2 Reis e 2 Crônicas)
- Lição 14 – RETORNO (Esdras, Ester e Neemias)
- Lição 15 – Introdução aos Proféticos
- Lição 16 – O Alvo dos profetas
- Lição 17 – PROFETAS PRÉ-EXÍLIO (Parte 1)
- Lição 18 – PROFÉTAS PRÉ-EXÍLIO (Parte 2)
- Lição 19 – PROFÉTAS PRÉ-EXÍLIO (Parte 3)
- Lição 20 – PROFÉTAS DO EXÍLIO (Parte 1)
- Lição 21 – PROFÉTAS DO EXÍLIO (Parte 2)
- Lição 22 – PROFÉTAS PÓS EXÍLIO (Parte 1)
- Lição 23 – PROFÉTAS PÓS EXÍLIO (Parte 2)
- Lição 24 – POÉTICOS (Parte 1)
- Lição 25 – POÉTICOS (Parte 2)
5 Módulos
Um curso de Teologia Bíblica com ênfase em panorama bíblico para você finalmente compreender a história de Deus revelada nas Escrituras.
TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO
- Mateus
- Marcos
- Lucas
- João
- Ministério de Pedro
- Ministério de Paulo
- Romanos
- 1 e 2 Coríntios
- Gálatas
- Efésios
- Filipenses
- Colossenses
- 1 e 2 Tessalonicenses
- Tito
- 1 e 2 Timóteo
- Filemon
- Hebreus
- Tiago
- 1 e 2 Pedro
- 1, 2, 3 João
- Judas
- As coisas que aconteceram
- As coisas que estão acontecendo
- As coisas que acontecerão
5 Módulos
Um curso de Teologia Bíblica com ênfase em panorama bíblico para você finalmente compreender a história de Deus revelada nas Escrituras.
TEOLOGIA SISTEMÁTICA
- Doutrina sobre Deus
- Doutrina do homem
- Doutrina do pecado
- Doutrina de Cristo
- Doutrina da salvação
5 Módulos
Um curso de Teologia Sistemática Reformada para você conhecer os principais fundamentos da fé reformada e do evangelho da graça de Deus.
LENDO A BÍBLIA BIBLICAMENTE
- A revelação
- A inspiração
- A transformação
- A propagação
- The Word
- O material do estudante
- Hermenêutica
- O alvo da palavra de Deus
5 Módulos | 30 lições
Um curso pra te conduzir no caminho bíblico para leitura e compreensão da Palavra de Deus. Indicado para todos cristãos, mas principalmente para os que fazem uso da Palavra.
HISTÓRIA DA IGREJA
1
2
3
- 4
- 5
5 Módulos
Conheça a providência de Deus em preservar sua Igreja ao longo dos séculos de escuridão e avivamento.
FAZER
POTENCIAL
1
2
3
- 4
- 5
- 5
5 Módulos
- Conheça o Propósito - Descubra seus Dons - Entenda seu Chamado - Exerça seu Ministério
START EM PREGAÇÃO
1
2
3
- 4
- 5
6 Módulos
Curso para quem sente o chamado para o ministério da Palavra e quer começar de forma correta na vocação que o Senhor lhe confiou.
ALTO NÍVEL EM PREGAÇÃO EXPOSITIVA
1
2
3
3 Módulos
Curso para quem já exerce o ministério da Palavra e quer aprender como como usar o evangelho para pregar o evangelho de forma expositiva.
CPEB - CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DE BÍBLIA
1
2
3
3
3
5 Módulos
Curso de capacitação para professores de estudo bíblico, que já exerce o ministério do ensino ou desejam se habilitar. Com laboratório prático
LIDERANÇA CRISTÃ (Start)
1
2
3
3
3
3
3
3
3
3
3
3
3
3